Turistas também terão oportunidade de encantar-se com atividades desenvolvidas na  Escola Rural

 

Celebrar as tradições e valorizar a cultura alemã, italiana e portuguesa, são dois dos principais objetivos da 28ª Festa da Colônia de Gramado. Durante o período do evento, a Escola Rural será palco desse resgate cultural, ao apresentar para 231 alunos do quarto ano de escolas da rede municipal da cidade os costumes dos colonos.

Durante as visitas guiadas à Escola Rural, os estudantes serão apresentados à rotina escolar dos anos 1960 e poderão conhecer um pouco da mobília da época e dos materiais escolares. Além dessa visita ao passado, também será possível colocar a mão na massa ao participar do preparo de deliciosos lanches na Cozinha da Nona e da Oma. Buscando resgatar as brincadeiras simples e típicas da época da colonização, será ofertada, durante o tour, uma oficina de brinquedos antigos, onde os jovens serão instigados a montar o jogo das cinco marias, cavalinhos de madeira, bonecas de sabugo, entre outros. “Queremos realizar um resgate do lúdico, apresentando para os alunos os momentos especiais da rotina das crianças que viviam na colônia antigamente”, destaca Grasiela Gil, coordenadora da Escola Rural.

Outro momento importante das visitas é o Abrindo o Baú. Nesse espaço, moradores da comunidade que presenciaram o início da colonização do município e que vivem no interior até hoje, são convidados para relembrar hábitos e costumes do dia a dia no meio rural contando histórias de luta, sem esquecer, é claro, das alegrias e vantagens da vida no campo.

Os turistas e público em geral são convidados a participar das visitas guiadas à Escola Rural nos dias 25 de abril e 1º de maio, para, assim, conhecer um pouco mais dessa bela e rica colonização de Gramado. Além disso, para se deslocar até o Complexo da Festa da Colônia,  onde acontecem essas atividades, os visitantes podem contar com transporte gratuito partindo da Rua Coberta de trinta em trinta minutos, a partir das 11h até às 21h30min.

Ministério da Cultura e Snowland apresentam a 28º Festa da Colônia. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos Pelo Rio Grande. Copatrocínio Orquídea. Apoio Sicredi e Lugano. Agência Oficial Vento Sul. Agente Cultural S&S. Promoção Prefeitura. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado e da Cultura. Correalização Emater. Realização Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil e Governo Federal.

 

Serviço:

O que:  Visitação à Escola Rural.

Quando: Dias 25 de abril e 1º de maio.

Horário:  Das 14h às 16h.

Local:  Complexo da Festa da Colônia (Av. Borges de Medeiros, 4111 – Gramado, RS).