Situadas na Avenida Borges de Medeiros, elas integram o projeto Gramado de Bicicleta

 

Além da farta gastronomia, dos jogos e da diversidade cultural, a 28ª edição da Festa da Colônia de Gramado conta com uma decoração especial: bicicletas enfeitadas com o cotidiano do interior. Adornadas com muita criatividade – desde flores, espantalhos e espigas de milho -, elas estão situadas na Avenida Borges de Medeiros e integram o projeto Gramado de Bicicleta.

O projeto teve início em 2012 e tem como objetivo a mobilidade urbana, fazendo com que veículos24 a motor e bicicletas convivam em harmonia na mesma via, além de conscientizar a comunidade a respeitar os ciclistas. De acordo com a idealizadora do Gramado de Bicicleta, Tela Tomazeli, a proposta visa tornar o trânsito e a comunidade mais humanos. A partir disso, surgiu a ideia de integrar as bicicletas decoradas à iniciativa. “É uma forma de incentivar a presença das bicicletas nas ruas, fazendo a população criar ‘amor’ por elas. Iniciamos a parceria com a Gramadotur no Natal Luz, que nessa administração está incentivando com mais ênfase”, diz.

Ao todo, oito bicicletas estão adornadas com a temática da Festa da Colônia ao longo da Avenida Borges de Medeiros. “Já fizemos no Natal Luz, Páscoa em Gramado e Carnaval. Elas são colocadas nos bicicletários que fazem parte do mobiliário público”, conta Tela.

Ministério da Cultura e Snowland apresentam a 28º Festa da Colônia. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos Pelo Rio Grande. Copatrocínio Orquídea. Apoio Sicredi e Lugano. Agência Oficial Vento Sul.Agente Cultural S&S. Promoção Prefeitura. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado e da Cultura. Correalização Emater. Realização Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil e Governo Federal.