Montagem dos bonecos acontece na Avenida Borges de Medeiros neste sábado

 

A Festa da Colônia de Gramado possui em sua história as festas comunitárias realizadas na década de 50 pelos primeiros moradores da cidade. Mesmo em sua 28ª edição, o caráter coletivo do evento permanece vívido na comunidade gramadense. O melhor exemplo disso é a Festa dos Espantalhos, comemoração que acontece neste sábado, 21, às 16h30, na Avenida Borges de Medeiros.

A Festa dos Espantalhos é um ideal que surgiu há 4 anos na Festa da Colônia, com a intenção de aproximar o comércio do evento sem perder a valorização e característica que somente as áreas rurais possuem. Os bonecos representam um hábito antigo nas colônias. Utilizados, no Brasil, desde a época da colonização, tinham como objetivo espantar as aves das plantações, bem como representavam a proteção divina e a simbologia de uma boa colheita.

Assim, como forma de valorizar o interior do município, mantendo tradições e incentivando a produção local, a Festa dos Espantalhos promove um momento de alegria e confraternização em pleno centro de Gramado. A exposição  segue até o final do evento e conta uma premiação para os melhores espantalhos. “No sábado, a comunidade e o comércio gramadense se reúnem para a montagem dos bonecos. Esse encontro busca relembrar a história da colonização, falar sobre a cultura do interior e aproximar todos os segmentos da sociedade. Depois serão escolhidos os melhores bonecos, que receberão uma estátua simbólica.”, explica Neka Pante, projetista e decoradora da Festa da Colônia. Para abraçar ainda mais a comunidade, será realizado, pela primeira vez, o reconhecimento do Espantalho Rural junto ao prêmio. Serão dois Espantalhos de Cristal, produzidos pela Cristais de Gramado: um destinado à decoração rural e o outro para a exposição na avenida principal.

Para complementar o clima de celebração, além da decoração, serão realizadas diversas apresentações artísticas no local. O espaço é aberto ao público e a exposição permanece até o final da Festa da Colônia. A premiação dos melhores bonecos acontecerá no dia 3 de maio.

Ministério da Cultura e Snowland apresentam a 28º Festa da Colônia. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos Pelo Rio Grande. Copatrocínio Orquídea. Apoio Sicredi e Lugano. Agência Oficial Vento Sul. Agente Cultural S&S. Promoção Prefeitura. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado e da Cultura. Correalização Emater. Realização Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil e Governo Federal.