Realizado no final da tarde do último sábado (15), o Tannenbaumfest, a festa dos pinheirinhos do Natal Luz, integrou a comunidade gramadense e visitantes ao longo da principal Avenida de Gramado, a Borges de Medeiros. Muita luz, enfeites, energia positiva e confraternização tomaram conta da Avenida, que paralelamente recebia a Parada de Natal e milhares de turistas. Entre os participantes pode-se encontrar empresas que estão presentes desde o início do Tannenbaumfest, bem como estreantes no evento, como é o caso de Gabriela Scur Dalateia, representando a Pizzeria Cara de Mau, que participa pela primeira vez do Tannenbaumfest. “Quero destacar como pontos importantes do evento, a mostra do espírito natalino, a união dos nossos funcionários em busca de idéias para a decoração do pinheiro e a tentativa de juntar o temático de nosso empreendimento ao lúdico do Natal”, disse Gabriela. Ela destaca ainda que o Natal Luz é o maior e mais importante evento da cidade e sempre gera expectativas com relação às novidades que irá trazer a cada ano, tanto em turistas como nos moradores. Também estreante é o pinheiro da empresa Onde.Ir. O Diretor da Empresa, Éder Mapelli, destaca também a união de seus funcionários em busca de uma bela decoração e a divulgação do seu portal de internet. “Importante estarmos aqui e quero também destacar a mudança no conceito turismo que vivemos, pois vivenciamos o maior evento de Natal do Brasil”, diz Mapelli. Participante desde o primeiro Tannenbaumfest, Ana Gehlenkuhn, proprietária do Hotel Bavária, ressalta a tradição do evento, que em alguns anos conta inclusive com a ajuda de hóspedes na decoração do pinheiro de Natal. “Sabe, é um prazer realizar a decoração e quando termina, já começamos a pensar na decoração do próximo Natal” fala com alegria, Ana. Em referência ao evento como um todo, diz ser referência para todo o Brasil e destaca que é uma excelente oportunidade para a cidade de Gramado mostrar a qualidade dos seus serviços para todos os visitantes. “A cada ano o pinheirinho do Hotel ganha um tema, em 2014 é feita uma homenagem à natureza”, finaliza a hoteleira. Outra estreante é Verônica Cella, representando o Empório Essenza, que abriu suas portas a apenas sete meses na cidade e já participa do seu primeiro Tannenbaumfest. A decoração é feita por funcionários, entre eles uma decoradora, que foram para a Avenida no final do sábado a tarde interagir com a comunidade, apresentando até um saxofonista para fazer a trilha sonora da decoração. “Estávamos numa expectativa bem grande e é importante essa interação com a comunidade local e turistas”, disse Verônica.

Uma Comissão Especial foi formada e estará avaliando durante esta semana os pinheiros decorados do Tannenbaumfest. Os requisitos a serem avaliados serão a criatividade, beleza e originalidade. O grande vencedor do Tannenbaumfest receberá duas passagens aéreas para João Pessoa na Paraíba, oferecimento da Brocker Turismo.

A decoração do Tannenbaumfest permanece na Avenida Borges de Medeiros até o dia 11 de janeiro de 2015 quando encerra o Natal Luz de Gramado.

15_11_2014_Natal Luz de Gramado_Tannenbaumfest. Foto Cleiton Thiele/SerraPress